segunda-feira, 13 de setembro de 2010

meisose

Boum gente hoje vou falar um pouco sobre a Meiose
                                               



A meiose é um mecanismo de divisão celular caracterizado por dois períodos distintos, envolvendo transformações e rearranjos estruturais dos cromossomos (molécula de DNA): um momento reducional (separação dos cromossomos homólogos) e outro equacional (separação das cromátides irmãs).

Nesse processo, a quantificação cromossômica é reduzida à metade, ou seja, a célula mãe diplóide (2N), após a divisão, origina quatro células haplóides (N).

Esse tipo de divisão ocorre exclusivamente nas gônadas dos animais para formação dos gametas (óvulo e espermatozóide) e nos órgãos reprodutivos dos vegetais, formando a oosfera, grão de pólen e os esporos.

A meiose é subdividida em duas fases, contendo cada uma quatro subfases: Meiose I (prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I) e a Meiose II (prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II). Essas subfases possuem especificidades particulares e são muito importantes para a sobrevivência dos organismos: viabilizam a restituição no número de cromossomos da comum às espécies no momento da fecundação e possibilitam a variabilidade genética conseqüente aos quiasmas e permutações com troca de genes alelos entre os cromossomos homólogos.

FONTE: Krukemberghe Fonseca

2 comentários:

  1. Olá pessoal
    viram como o esforço valeu a pena. Sei que tiveram um pouco de dificuldade mais no fim deu tudo certo. O blog de voces está ótimo. Adorei.
    Reginalva

    ResponderExcluir
  2. olá gente adoreeei o blog de voces todos estão de parabens ,valeu o esforço de voces parabens mais um vez ,amei.
    paula fragas da paixão

    ResponderExcluir